Monitoramento de Máquina

Monitorando Computadores

Monitoramento de Máquina

Com o Guardião é possível monitorar computadores que possuem o Python 2.7 (acima) instalado. Tal recurso permite o monitoramento de qualquer sistema operacional.

O código fonte deste módulo, pode ser encontrado no GitHub.

É utilizado o recurso PSUtil para obter as informações da máquina e enviar os dados para o Guardião Cloud.

O processo de instalação e configuração é simples, basta ter o pip instalado e utilizar o comando ao lado.

pip install guardiancl

Primeiro Passo - Conf. Inicial

Ao instalar o guardiancl execute o comando: guardiancl configure

Será solicitado inicialmente o Número de Série que se deseja vincular para monitoramento, (a conta já deverá estar criada e o dispositivo de coleta também), em seguida informe o número de série.

Após o número de série tenha sido lançado, será solicitado o e-mail e senha do usuário, com isso o sistema irá obter a chave do projeto e do usuário, para poder realizar a coleta e envio das informações.

Ao final será solicitado a frequência em que os dados será coletado, o tempo será em segundos, por padrão o valor é de 5 segundos.

Configurando o que Monitorar

É possível definir qual informação será monitorada, por exemplo, quais o discos e interface de rede se deseja coletar os dados.

Habilitando/Desabilitando Interface de Rede

Interface de Rede

Execute o comando: guardiancl configure inet, e será perguntado quais as interfaces de rede se deseja habilitar e/ou desabilitar, a lista das interfaces é baseado nas interfaces que o computador possui.

Habilitando/Desabilitando Disco

Interface de Rede

Execute o comando: guardiancl configure disk, e será perguntado quais os discos que se deseja habilitar e/ou desabilitar, a lista dos discos é baseado nos discos que o computador possui.

Listando as configurações

Para listar o que está habilitado e/ou desabilitado é possível utilizar o comando: guardiancl list inet (para interface de rede) e guardiancl list disk (para discos).

O que estiver como [enabled] está habilitado para monitoramento, e o que estiver como [disabled] estará desabilitado para monitoramento.

Iniciando o Monitoramento

Para iniciar a coleta dos dados, execute o comando guardiancl monitor, o sistema irá realizar as primeiras coletas e será possível visualizar os dados.

É possível colocar o sistema em background, para que o mesmo fique em coleta constante, executando o comando ao lado para *Inx.

guardiancl monitor &

Para Windows utilize o seguinte comando ao lado.

START /B guardiancl monitor

Para visualizar melhor as informações, acesse a página específica do dispositivo.

Arquivos Gerados

O sistema gera um arquivo de log que pode ser acompanhado através do comando ao lado.

tail -f ~/.guardiancl/.guardiancl.log

Para visualizar o PID do processo, a qual o sistema está em execução, visualize o arquivo: ~/.guardiancl/.guardiancl.pid

Através do PID será possível matar o processo.