Recursos da Solução

O Guardião em resumo

Ícone Superior

O Guardião possui diversos recursos baseado nas informações coletadas e conforme cada tipo de dispositivo. O dashboard principal possui boa parte dos recursos que são oferecidos para cada tipo de dispositivo.

Através da tela principal, ao clicar no ícone do superior de cada dispositivo, é possível visualizar tais recursos. Lembrando que o Guardião Cloud está em constante desenvolvimento e evolução, sempre buscando oferecer recursos que visam facilitar a visualização das informações.

Recursos Comum

Porém alguns recursos são comuns para os dispositivos, dentre eles temos o recurso de alteração da descrição do dispositivo, bem como a opção de definição de tag e a opção de remoção do dispositivo.

Lembrando que o recurso de definição de tag é um recurso dinâmico que facilita a visualização e ênfase das informações.

Será possível também visualizar abas semelhantes, com opções diferentes para todos os dispositivos, tais como: Configuração, Alertas e Lista de Alertas.

Recursos comum em relação a Alertas

O sistema permite criar alertas baseado nas informações que estão sendo coletadas e no histórico das alterações dos dispositivos.

A cada nova alteração/coleta o sistema analisa a informação e em seguida realiza a tomada de decisão do que deve executar em caso de não concordância com o cadastro do alerta.

É possível ser aplicado limitações quanto a restrição do plano do usuário.

O sistema tem tipos de alertas para os dispositivos de coleta, que podem ser:

  • Notificação por E-mail - Envia um alerta por e-mail quando o sistema estiver fora de concordância.
  • Notificação por SMS - Envia um alerta por SMS quando o sistema estiver fora de concordância.
  • Notificação por Ambos(E-mail/SMS) - Envia um alerta por e-mail e SMS quando o sistema estiver fora de concordância..
  • Ativar Atuador - Ativa um atuador, ou seja, pode ligar algum outro dispositivo.
  • Desativar Atuador - Desativa um atuador, ou seja, pode desligar algum outro dispositivo.

No caso dos alertas por e-mail/SMS o cadastro de alerta exige a mensagem de notificação que deva ser enviado. Caso seja selecionando a opção de ativar/desativar um atuador, o sistema irá exibir uma lista com os atuadores cadastrados no sistema.

Condição do Alerta

Outro ponto importante é que o sistema gera um texto a qual contextualiza como está ficando o alerta, com intenção de tornar o alerta algo "textual" de ser entendido.

Dispositivo de Coleta

Recursos dos Dispositivos de Coleta

Modal dos Recursos

Os dispositivos de coleta possuem as abas de:

  • Calculado: É possível a partir de uma informação coletada, aplicar cálculos e permitir exibir valores com formato diferente do coletado.
  • Coleta: Permitir exibir os dados coletados em forma de tabela, com recurso de navegação.
  • Relatórios e Gráficos: Permitir a geração de relatórios e gráficos pré-definidos.
  • Alertas: Baseado nas informações coletadas, é possível gerar alertas em formatos e tipos diferentes, bem como é possível cadastrar diversos tipos de alertas.
  • Lista de Alertas: Listagem dos alertas cadastrados e vinculados ao dispositivo.

Página Específicas dos Dispositivos de Coleta

Página Específica

Através do menu lateral, é possível visualizar e acompanhar as informações que estão sendo coletadas. No caso do dispositivo de coleta, ao clicar na opção: Dispositivo de Coleta (x), é possível listar todos os dispositivos de coleta vinculados ao projeto.

Nessa tela será listado:

  • Dados de coleta (com acompanhamento por coleta).
  • Descrição do dispositivo.
  • As últimas coletas (com acompanhamento por coleta).
  • Os alertas já registrados.
  • Gráfico das últimas coletas (com acompanhamento por coleta).

Campo Calculado

Campo Calculado

Nesta parte do recurso do dispositivo de coleta, é possível criar campos calculados, baseado nas informações coletadas. Será permitido utilizar as 4 operações básicas (soma, diminuir, multiplicar e dividir), o cálculo poderá ser realizado sobre algum número de referência, ou aplicado sobre outro dados coletado.

Ao final poderá ser ocultado o dado de coleta de origem, ou seja, será apenas apresentado o valor calculado.

Gráficos de Coleta

Exemplo de Gráfico por Data/Hora

O sistema permite a geração de dois tipos de gráficos:

  • Acompanhamento em Tempo Real: O gráfico de acompanhamento em tempo real, é bem similar ao existente na página específica. O sistema irá apresentar as últimas coletas, e será automaticamente atualizado no caso de uma nova coleta de dados.
  • Gráfico de acompanhamento por Data/Hora: O Gráfico de acompanhamento por data/hora exibe todas as informações já coletadas, e permite ao usuário realizar o foco na informação desejada, bem como especificar o limite de data.

Relatórios de Coleta

Exemplo de Relatório

Em ambos os relatórios existe algo em comum. É permitido escolher qual o formato que as informações devam ser considerada, podendo ser:

  • Primeira Coleta da Hora: Será impresso em tela apenas a primeira coleta realizada na hora em que o dado foi coletado.
  • Média do Período: Será impresso a primeira coleta da hora, a última coleta e a mediana da hora em que o dado foi coletado.

O sistema permite a geração de dois tipos de relatórios:

  • Relatório de Controle por Mês: Nesse relatório será solicitado o mês, as horas de coletas, e o formato de coleta. Em seguida será impresso os dias e as horas selecionadas, e o tipo de coleta selecionado.
  • Relatório de Controle Diário: Nesse relatório será solicitado o dia e o formato de coleta. Em seguida será impresso todas as horas do dia selecionado, e o tipo de coleta selecionado.

Alertas de Coleta

Tela de Cadastro de Alerta

Nessa parte iremos tratar o que é específico dos alertas em relação a coleta de informações. Nesse caso, a condição muda para tal recurso.

Temos a seguinte lista de condições, que podem gerar os alertas:

  • Sem comunicação(tempo x): Caso o dispositivo deixe de enviar dados de coleta para o servidor, por tempo X.
  • Valor entre (x e y): Caso o valor fique maior que, e menor que X e Y.
  • Valor maior que (x): Caso o valor fique maior que X.
  • Valor menor que (x): Caso o valor fique menor que X.

Também é possível negar a condição, para as condições que trabalham com valores de referência, por exemplo, é possível criar uma condição que testa se a umidade está entre 10 e 30, bem como cadastrar um alerta que valida se a umidade NÃO está entre 10 e 30.

Nesse mesmo cadastro, caso será selecionado a opção Sem comunicação(tempo x), será exibido as seguintes opções:

  • 5 minutos.
  • 10 minutos.
  • 15 minutos.
  • 20 minutos.
  • 30 minutos.

E no caso da condição de valores entre,maior e menor que, será apresentado a lista de campos já obtidos para coleta do dispositivo, para que seja usado como condição de teste.

Gatilhos

Recursos dos Gatilhos

Modal dos Recursos

Os gatilhos possuem as abas de:

  • Registro de Eventos: Permitir exibir o registro de alteração do dispositivo, bem como a origem dos dados de alteração.
  • Alertas: Baseado nas alterações realizadas pelo dispositivo é possível gerar alertas.
  • Lista de Alertas: Listagem dos alertas cadastrados e vinculados ao dispositivo.

Página Específicas dos Gatilhos

Página Específica

Através do menu lateral, é possível visualizar e acompanhar as informações que estão sendo alterados. No caso do gatilho, ao clicar na opção: Gatilhos (x), é possível listar todos os gatilhos vinculados ao projeto.

Nessa tela será listado:

  • Estado atual do dispositivo(com acompanhamento por alteração).
  • Descrição do dispositivo.
  • As últimas alterações (com acompanhamento por alteração).
  • Histórico das alterações.
  • Gráfico do histórico de alteração(com acompanhamento por alteração).

Alertas do Gatilho

Tela de Cadastro de Alerta

Nessa parte iremos tratar o que é específico dos alertas em relação ao gatilho. Nesse caso, a condição muda para tal recurso.

Temos a seguinte lista de condições, que podem gerar os alertas:

  • Sem comunicação(tempo x): Caso o dispositivo deixe de verificar o estado, por tempo X.
  • Quando alterar o estado: Quando o estado do dispositivo for alterado para ativo/inativo disparar o alerta.
  • Quando o estado for alterado (x) ocorrências: Quando o gatilho for alterado depois de X vezes no intervalo de tempo Y o sistema irá gerar o alerta.

Nesse mesmo cadastro, caso será selecionado a opção Sem comunicação(tempo x), será exibido as seguintes opções:

  • 5 minutos.
  • 10 minutos.
  • 15 minutos.
  • 20 minutos.
  • 30 minutos.

Atuadores

Recursos dos Atuadores

Modal dos Recursos

Os atuadores possuem as abas de:

  • Registro de Eventos: Permitir exibir o registro de alteração do dispositivo, bem como a origem dos dados de alteração.
  • Alertas: Baseado nas alterações realizadas pelo dispositivo é possível gerar alertas e inclusive indicar quando o dispositivo deva alterar o estado.
  • Lista de Alertas: Listagem dos alertas cadastrados e vinculados ao dispositivo.

Página Específicas dos Atuadores

Página Específica

Através do menu lateral, é possível visualizar e acompanhar as informações que estão sendo alterados. No caso do atuador, ao clicar na opção: Atuadores (x), é possível listar todos os atuadores vinculados ao projeto.

Nessa tela será listado:

  • Estado atual do dispositivo(com acompanhamento por alteração).
  • Descrição do dispositivo.
  • As últimas alterações (com acompanhamento por alteração).
  • Histórico das alterações.
  • Gráfico do histórico de alteração(com acompanhamento por alteração).

Alertas do Atuador

Tela de Cadastro de Alerta

Nessa parte iremos tratar o que é específico dos alertas em relação ao atuador. Nesse caso, a condição muda para tal recurso.

Temos a seguinte lista de condições, que podem gerar os alertas:

  • Sem comunicação(tempo x): Caso o dispositivo deixe de verificar o estado, por tempo X.
  • Quanto alterar o estado: Quando o estado do dispositivo for alterado para ativo/inativo disparar o alerta.
  • Quando o estado for alterado (x) ocorrências: Quando o gatilho for alterado depois de X vezes no intervalo de tempo Y o sistema irá gerar o alerta.
  • Em horários (x) alterar o estado: É possível solicitar o dispositivo que se torne ativo/inativo em horários específicos, por exemplo, ligar uma lâmpada no horário de 19h às 22hrs.

Nesse mesmo cadastro, caso será selecionado a opção Sem comunicação(tempo x), será exibido as seguintes opções:

  • 5 minutos.
  • 10 minutos.
  • 15 minutos.
  • 20 minutos.
  • 30 minutos.