Criando Dispositivo

Criação dos dispositivos

Painel de Informações

Vale lembrar que cada dispositivo possui um número de série único, contendo o prefixo do projeto e que o limite de criação de dispositivos será conforme o plano escolhido.

Os recursos serão apresentados de forma bem abrangente por aqui, mas poderá ser entendido melhor através da seção de recursos.

Criando Dispositivo de Coleta

Criação de Dispositivo de Coleta

Após a criação do projeto, através do dashboard, é possível solicitar a criação de um novo dispositivo de coleta. Ao solicitar a criação do dispositivo, o sistema irá gerar o número de série.

Ao criar um novo dispositivo, será necessário realizar uma primeira coleta para que o sistema "entenda" quais dados estão sendo coletados e em seguida habilite as demais funcionalidades, como criação de:

  • Campo calculado: Campo que pode ser utilizado para tratar a exibição de valores.
  • Visualização dos dados de coleta: Visualizar os dados coletados em forma de tabela.
  • Gráfico/Relatórios: Ter acesso a geração de gráfico em tempo real, bem como a geração de relatórios.
  • Criação de Alertas: Possibilita o sistema a trabalhar com a criação/geração de alertas diversos.

Criando Gatilhos

Criação do Gatilho

Mais uma vez, através do dashboard é possível criar os gatilhos. Dentre as informações úteis que são apresentadas na primeira comunicação do gatilho com o Guardião Cloud, podemos citar:

  • Último Contato: Última data/hora em que o dispositivo realizou a comunicação, ou seja, em que estado se encontra.
  • Última Alteração: Data/hora em que o estado foi solicitado alteração.
  • Botão de Desativar: É possível solicitar através do dashboard a alteração do estado, ou seja, solicitar que o alerta seja descartado.

Após a criação, também é possível ver:

  • Registro de Eventos: Listar o histórico de eventos do dispositivo.
  • Criação de Alertas: Possibilita o sistema a trabalhar com a criação/geração de alertas diversos.

Criando Atuadores

Criação do Gatilho

E com o dashboard é possível criar os atuadores. Dentre as informações úteis que são apresentadas na primeira comunicação do atuador com o Guardião Cloud, podemos citar:

  • Último Contato: Última data/hora em que o dispositivo realizou a comunicação, ou seja, em que o sistema 'perguntou' em que estado o mesmo deva se encontrar.
  • Última Alteração: Data/hora em que o estado foi alterado.

Após a criação, também é possível ver:

  • Registro de Eventos: Listar o histórico de eventos do dispositivo.
  • Criação de Alertas: Possibilita o sistema a trabalhar com a criação/geração de alertas diversos.

Definindo Tags

Definição de Tags Dinâmica

Após a criação dos dispositivos, é possível definir um grupo de Tags com intenção de realizar um filtro na visualização dos dispositivos.

Tais Tags são criadas dinamicamente, sendo permitido criar qualquer palavra que facilite o agrupamento dos dispositivos com a mesma finalidade, ou a mesma localização.

Utilizando as Tags

Lista de Tags

Ao clicar no painel de Tags, no dashboard principal, o sistema irá evidenciar os dispositivos que estão marcados com tais valores.